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2 de Maio de 2024

Juizados nos aeroportos registram 231 reclamações em época de Natal

Publicado por Lucas Willer
há 10 anos

Os juizados especiais instalados nos dois aeroportos em São Paulo – Congonhas e Cumbica – registraram, de 20 a 26 de dezembro, 231 reclamações, com acordos em 45 delas, atingindo percentual de 19% de conciliações. No mesmo período foram prestados 240 atendimentos para orientações aos passageiros.

A falta de assistência pelas companhias aéreas (71) e a falta de informações (65) foram os fatos mais reclamados. Passageiros também procuraram os juizados por atrasos de voos (33) e problemas com bagagem (23), entre outros tipos de demandas. O overbooking foi a situação menos relatada (12).

Os juizados foram instalados em 2010, por meio do Provimento nº 11 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em razão do crescente aumento de reclamações relacionadas ao serviço de transporte aéreo.

Os postos de atendimento em São Paulo funcionarão em horário especial até 6 de janeiro. Confira:

Juizado em Congonhas

Horário: das 9 às 22 horas

Local: Mezanino do saguão principal, ao lado da agência dos Correios

Telefone: (11) 5090-9803

Juizado em Cumbica

Horário: das 9 às 23 horas

Local: Terminal 1, Asa 'B', corredor que fica atrás dos balcões de check-in das empresas aéreas, perto do posto médico

Telefone: (11) 2445-4727

Comunicação Social TJSP – HS (texto) / LV (foto ilustrativa)

imprensatj@tjsp.jus.br

Fonte: http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/Noticias/Noticia.aspx?Id=21289

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A falta de pessoas qualificadas para atender ao consumidor e a falta de interesse das companhias em resolver um problema ligado a mesma é fator predominante para que o consumidor prejudicado ingresse com ação nos juizados especiais cíveis.
Outro problema é a morosidade do poder judiciário, que as vezes desanima o consumidor de requerer seus direitos, como garantido no diploma consumerista (cdc)
abraço continuar lendo